Qual tipo de certificado digital eu devo usar?

Quem acompanha o nosso Blog viu o último post e se identificou com a necessidade de utilizar o certificado, agora vou te contar um pouquinho de cada tipo e te ajudar a encontrar o ideal para sua necessidade! Ah e se você não viu o último post acesse aqui .

Desvendando os Tipos:

Existem diversos tipos de certificados digitais mas irei abordar nesse post os mais usados que são Tipo A1 e Tipo A3.

Tipo A1

O A de Assinatura e 1 de grau de vulnerabilidade ou seja, por ser um certificado em formato pfx. ele é um link instalado em uma máquina que orienta-se que seja dedicada, pois se for de uso comum onde várias pessoas utilizam essa vulnerabilidade pode te causar problemas, mas como assim? O certificado não é seguro? O certificado é sim, inclusive no momento da instalação o titular do certificado cadastra uma senha pessoal e intransferível que garante a segurança, porém se você grava essa senha ou deixa em posse de outras pessoas que não sejam de confiança é como um cartão de crédito sem limites com a senha para fazer infinitas compras, te representar, fazer contratos e enfim, te identificar no mundo eletrônico!

Tipo A3

Já o tipo A3… O A de Assinatura e 3 de grau superior ao A1 certo? Mas porque? O A3 é instalado em uma mídia criptografada que pode ser um Cartão ou um Token ambos são criptografados que em termos simples significa que a informação só pode ser inserida e não extraída ou seja sua vulnerabilidade é menor mas assim como o A1 se você entregar para alguém que não seja de confiança juntamente com a senha poderá ter consequências!.

Ambos podem ser utilizados por Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, bem sugestivo né?, porém ressalto que o de Pessoa Física também pode ser utilizado por Autônomos mas é assunto para outro post.

Para Pessoas Físicas

As Pessoas Físicas podem fazer uso para envio de Declaração de Imposto de Renda, assinar contratos, se autenticar no gov.br e outras funções que estão surgindo a todo momento.

Para Pessoas Jurídicas

As Pessoas Jurídicas utilizam também para se autenticar na Receita Federal e outros órgãos, assinar contratos, realizar negociações e muitas outras funções internas como área jurídica, contábil, financeira, emitir notas fiscais e etc. Em outros posts teremos a oportunidade de apresentar infinitas possibilidades que os tipos de certificados digitais oferecem além da facilidade e agilidade aos processos.

Te ajudei a encontrar o certificado ideal? Se ainda ficaram dúvidas comente aqui. Até Breve!

Escrito por: Gleyce Sasaqui – Especialista de Soluções Digitais

Você deve estar logado para postar um comentário

Preciso de um Certificado Digital