Como funciona a validação por videoconferência

Certificado digital por videoconferência

Veja como funciona e o que é necessário para realizar a validação por videoconferência para adquirir seu certificado digital.

A Certsan junto com suas AC’s Valid Certificadora e Online Certificadora inovam e oferecem a validação por videoconferência para emissão de certificados digitais.

Em tempos de pandemia, uma solução para proteger e ajudar as pessoas no distanciamento social além de oferecer maior comodidade no momento da emissão do seu e-CPF ou e-CNPJ.

Em 20 de março de 2020, foi instituída a Instrução Normativa 02 que autoriza a emissão de certificados digitais por videoconferência, como medida para o combate ao Covid-19.

Mas o que é necessário para que seja realizado o atendimento por videoconferência?

Esta modalidade de atendimento é oferecida:

  • Para quem já possui biometrias cadastradas nas bases da ICP-Brasil, ou seja, já emitiu algum certificado digital a partir de 2018, provavelmente já deva ter realizado a coleta biométrica, portanto está apto ao atendimento por videoconferência .Você pode consultar aqui se já possui cadastro biométrico.
  • NOVIDADE: Não tem biometrias cadastradas na ICP-Brasil mas possui CNH (Carteira de Habilitação) você também pode realizar o seu atendimento por videoconferência!
  • Um diferencial da Certsan é que você pode renovar ou emitir certificados por videoconferência para até 3 anos de validade e de qualquer tipo. Outras certificadoras não permitem a validação por videoconferência para certificados com validade superiores a 1 ano.

No momento do atendimento, um Agente de Registro autorizado entrará em contato e lhe enviará um link por email com o endereço da sala para realizar a videoconferência que pode ser aberto tanto em notebooks, computadores com webcam e microfone ou em smartphones Android ou iOS.

O processo é bastante simples, você só irá confirmar alguns dados pessoais, apresentar seu documento e caso o certificado seja de pessoa jurídica, será solicitado a confirmação de dados da empresa como CNPJ, Razão Social, Data de abertura, etc. O processo dura em torno de 2 minutos.

Esta videoconferência será gravada e será anexada ao seu dossiê eletrônico que será enviado para a central de verificação da Online Certificadora para análise.

Será necessário o envio de cópia por email do seu documento de identidade (RG, CNH, RNE, etc) e em caso de certificado pessoa jurídica, os documentos da empresa (contrato social, estatuto, ata de eleição, etc). Se a sua empresa é do estado de São Paulo, é possível emitir somente com a Certidão Simplificada retirada da JUCESP de forma gratuita, dispensando o envio de documentos da empresa.

Após a validação, o certificado será liberado para a instalação. Se for do modelo A1, a instalação será feita no seu computador seguindo os passos que lhe serão enviados.

Caso o seu certificado renovado seja A3 em cartão ou token, nós lhe auxiliaremos no processo de formatação da mídia e instalação do novo certificado. Isso mesmo, você pode reaproveitar o seu cartão ou token antigo o que lhe traz economia comprando apenas o certificado digital sem a mídia.

Você também pode adquirir um novo certificado A3 em cartão ou token novos, nesse caso podemos lhe enviar por serviço de motofrete, correios ou pode ser retirado em nossa sede. Enviamos a mídia em branco e assim que estiver em mãos, é realizada a gravação do certificado no cartão ou token com toda a segurança.

Entre em contato com a Certsan e solicite a emissão do seu certificado digital por videoconferência.

Abrir Whatsapp
Preciso de um Certificado Digital